Licitações – Como começar??
Antes de tudo, você que deseja realizar vendas para entidades e órgãos do governo, deve passar por 6 principais passos para chegar até o fim que é a contratação. Vamos te guiar por 6 passos fundamentais para se criar e configurar uma licitação.
1 º Objetivo
Quanto você deseja faturar?
É importante que se faça essa pergunta para nas próximas etapas, conseguir se encontrar dentro do mercado do qual deseja adentrar. Então pense, qual seu plano de faturamento através de seu produto, ou produtos….
2 º Entenda sua empresa
Isso é importante pois muitas das vezes o governo, quando finaliza um acorda seja de um produto ou serviço, exige-se uma demanda de peso para seus distribuidores. Por isso é fundamental para você que deseja vender para o governo, ter em mente o tamanho e a proporção do seu negócio. Para evitar problemas no futuro, como pedidos não atendido por complicações na demanda, e também o famoso problema de espera em fila…
3 ° Estude o mercado
Depois de passar por essas duas etapas, agora é importante que esteja atento ao desejo do mercado. Acompanhar a vontade dos governos e entendidas ao serviço ou produto que você está apto para vender. E é necessário que se faça um estudo de marcado. E para fazer isso, há alguns meios super eficientes;
Existe o site: paineldepreços.planejamento.gov.br
Lá você consegue realizar um estudo simples sobre o mercado atual.
Mas caso queria algo complexo, existe a plataforma Siga Pregão
Essa plataforma é muito fácil de usar, e apresenta ótimos resultados!
4 º Defina sua estratégia
Para vendas ao governo, existem duas funções principais utilizadas pelas empresas (I) Vertical (II) Horizontal. Se caso sua empresa seja iniciante, e não exista o “produto chave”, ou seja, se não existe uma especialização em algum determinado produto ou serviço, é interessante que comece com as licitações horizontais. Isso é, veja a demanda do governo, e venda por segmentos até encontrar o que seja favorável para você.
Agora, caso sua empresa já possua um segmento estável, e já tenha relevância em determinado produto, é interessante realizar as vender verticalmente.
Exemplo: Se você vende arroz, e sua empresa já é estável e possui relevância, na posição vertical, você já começará a vender arroz, e dominará esse campo. E pode se tornar referência no setor.
5 ° Faça seu credenciamento
Para você fazer parte do maior portal de compras que é do governo federal, você precisa realizar seu SICAF. Que é um cadastro realizado para sua empresa;
6 ° Participação
Agora sim, você começa a participar dos processos para realizar sujas vendas para o governo.
É muito mais simples do que parece!
Esse é o ciclo virtual para iniciar suas vendas de produtos e serviços. Mas atenção! É necessário possuir um advogado sempre ao seu lado nesse processo para realizar uma licitação.
Os advogados do escritório Júlio César, são experientes e atuam no campo das licitações!
Entre em contato pelo número – (11) 98294-5190
Realizamos atendimento 24 horas!