Esse é um tema que circula bastante entre a população. E estamos prestes a assistir os jogos da copa do mundo de 2022 que esse ano acontecerá no Catar.
O Brasil inicia seus jogos no dia 24 de novembro e competirá com diversos países em busca da vitória. E sabemos que nós Brasileiros somos apaixonados por futebol! E com isso gera uma dúvida entre os trabalhadores do país: A empresa que eu trabalho, é obrigada a me conceder folgas nos dias que acontecem os jogos?
Bem que poderia ser, não é? Mas sentimos em dizer que não!
A legislação trabalhista não prevê a obrigatoriedade de as empresas concederem aos seus funcionários, folgas ou dispensá-los em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Mas acontece que empresas ao redor do país, liberam seus funcionários para assistem aos jogos, mesmo que seja uma pausa entre o trabalho. E sempre que isso acontecer, é importante que a empresa avise com antecedência para que haja organização de seus colaboradores.
Mas afinal, deveria ou não “liberar” as folgas?
É um tema que varia muito, mas apesar de a legislação trabalhista não “obrigar” empresas a liberarem seus funcionários, não é raro de se ver no país em dias de jogos, pessoas saírem de seus serviços e irem para casa para acompanhar os jogos.
Mas o que também pode acontecer?
Esse ano provavelmente, pode acontecer algo que não é raro de se ver em empresas em dias de jogos: empresas fazerem eventos para seus funcionários e colaboradores acompanharem da própria empresa os jogos.
Ou seja, muitas empresas ao invés de dispensarem seus colaboradores, criam um pequeno – ou grande – evento para que seja assistido aos jogos da copa do mundo de dentro do próprio local de trabalho.
Atenção para as empresas!
É importante que as empresas estejam atentas as leis trabalhistas do país. Em caso de dispensa no horário dos jogos, deve se consultar a legislação para se entender melhor as condições nas quais isso será feito.